segunda-feira, 25 de junho de 2018

Festa Junina

Resultado de imagem para festa junina

Nesse último final de semana eu fui numa festa junina e acreditem... fui por querer.

Porque quando era criança, eu não gostava de festa junina. 

Eu não gostava de festa junina porque pra mim não fazia sentido nenhum. Minha mãe passava o ano inteiro me falando pra cuidar das minhas roupas, aí chegava na festa junina e ela rasgava pra remendar. Ela me deixava de castigo se chegasse sujo em casa, mas aí nesse dia pegava carvão e riscava minha cara. E eu já tinha bigode.

Uma coisa que eu odiava era que na escola sempre tinha aquela festinha dos alunos que cada um tinha que levar um prato. Aí eu passava a manhã inteira com a minha mãe cortando tomate e azeitona pra fazer um pate com maionese pra passar no pão de forma pra levar, aí chegava lá e os outros tinham levado bolo de fubá. 

Bolo de fubá é uma bosta.
"É gostoso".... Gostoso nada. E eu nem sei o que é fubá. Você sabe o que é? Eu não sei. O que que é fubá? Deve ser tupi guarani pra areia. Bolo de areia, aí faria sentido.

E pode reparar que quem leva o bolo de fubá, não come o bolo de fubá. Quem leva bolo de fubá em festa junina é a mesma pessoa que leva salada num churrasco.
É aquela pessoa que você fala "traz cerveja" e o cara aparece com Kaiser. 
Isso quando não tinha aquelas barraquinhas de pescaria, lembra? Você pagava 5 reais pra tentar pescar o melhor peixe e ganhar um prêmio que valia 2. E nem era com peixe de verdade, eram uns peixes de plástico com um ferro enfiado nas costas, parecia que o peixe tinha colocado piercing. Na festa junina o povo é capira, mas o peixe é gótico. 

Tinha a barraquinha do tiro. Você tinha que derrubar uma latinha de refrigerante dando um tiro de chumbinho. Nesse sim tinha prêmio bom, era só derrubar a latinha. Só que não tinha como derrubar a latinha, parecia que ela era chumbada no suporte. Aquela latinha não caía nem com um tiro de canhão. A Al Qaeda derrubou dois prédios mas não derruba aquela latinha do ursão. Por isso toda vez que você vai na barraca do tiro, o melhor prêmio sempre é aquele urso gigante. Sempre, porque ninguém consegue ganhar ele. 

Tinha maçã do amor. Maçã do amor tem esse nome porque é sedutor. Maçã do amor tinha a aparência boa, tinha o cheiro bom, mas você ia comer e tava duro.
Igual travesti.

E a quadrilha da escola? Ninguém queria dançar. Aí falavam que valia nota... todo mundo dançava. 
E você sabia que todo mundo tava lá só pela nota, porque na hora da quadrilha tava tocando a música 'parararararapapaprara' e todo mundo com cara de "eu preferia ver o filme do Pelé".

Ninguém gosta de dançar quadrilha. Eu acho que o cara que inventou a quadrilha, ele virou professor só pra obrigar a galera a dançar falando que vale nota.

E outra coisa: por que é que eu tenho que participar de quadrilha? Eu não sou político.

Mas enfim, hoje em dia eu gosto de festa junina. Eu gosto porque tem torta de frango, paçoca, chocolate quente, quentão... eu só não gosto mesmo é daquele bolo de fubá. 

Nenhum comentário: